Refeição em família

18/11/2012 | Imprimir

Estimada Família do Colégio Ouro Preto.

Neste mês escolhemos "Refeição em família" para a leitura dos pais responsáveis. Apesar dos desafios para conseguir uma refeição em família, os estudos mostram que a natureza repetitiva desses encontros, assim como o bate papo, as trocas de olhares proporcionam aos indivíduos que se conheçam profundamente e que os pais que tenham maior interação e monitoramento, oportunizando momentos mais saudáveis inclusive auxiliando no desempenho acadêmico das crianças e jovens.

Boa leitura!

Refeição em família

Os meios de comunicação, devidamente apoiados por informações  cientificas, dizem que a alimentação é uma questão de saúde. Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável, livro oferecem cardápios com população de alto nível de longevidade, alimentos ganham adjetivos como funcionais. Temos dieta para cardíacos, para hipertensos, para gestantes, para idosos.

Cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias saber uns dos outros. Será falta de tempo? Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir TV enquanto se alimentam.

Uma criança de nove anos disse uma coisa interessante: para ela o horário do recreio deveria ser maior, porque tomar o lanche demora, e com isso, há menos tempo para brincar. Ai está: lanchar com os colegas não tem, para essas e muitas outras crianças, o caráter de prazer, parece ter uma relação mais estreita com outras obrigações escolares.

Alias tenho observado a dificuldade que muitas crianças têm em falar com adultos e pares olhando para seu interlocutor. Elas falam olham para o lado, para baixo, e até para além da pessoa com quem conversam, mas o olho no olho parece ser desagradável, difícil para elas. Talvez seja porque elas estejam acostumadas a olhar para TV ou para o jogo enquanto conversam para os pais.

Horário das refeições é o melhor pretexto para reunir a família porque ocorre com regularidade e de modo informal. E nessas horas os pais podem expressar e atualizar seus afetos pelos filhos, de modo mais natural, além de construir um ambiente acolhedor que permite aos mais novos perceber que aquele é o grupo de referência e pertencimento.

Uma época em que os rituais estão em desuso, a refeição em família são excelente momento para transmitir tradições familiares aos filhos, quais alimentos aquela família prefere e quais são seus modos usuais de preparação, como se comporta a mesa, quais assuntos costumam abordar durante a refeição, o tom de voz usado, como os membros se tratam. Tudo isso é apreendido pelos mais novos, que podem encontrar seu modelo de identificação familiar e ter contato com o conhecimento construído pelas gerações anteriores da família.

O horário das refeições também pode servir para que as contradições, diferenças e conflitos entre os pais e filhos surjam de modo polido, para que os filhos saibam mais sobre a rotina profissional dos pais e par que este ouça sobre a vida escolar e social dos filhos sem cobrança.

Por que estamos se tornando comedores solitários? Por que aceitamos a ideia de que o alimento é mais importante em seu aspecto nutricional  do que o social? Por que a TV e o computador são nossas companhias preferidas nos horários das refeições? Pelo jeito temos muito a refletir sobre esse assunto.

Escrito por Roseli Sayão - Psicóloga e consultora Educacional

"A melhor sociedade é aquele que tem na sua base uma família melhor." Colégio Ouro Preto.